Encontro Nacional das EADH
Encontro Nacional das EADH
30 janeiro/1 fevereiro
No âmbito do Projeto Escolar DH/AI, participámos novamente no encontro nacional das escolas integradas no programa EADH, promovido pela Amnistia Internacional, realizado em Moimenta da Beira.
Foi um fim de semana de partilha entre os responsáveis do programa, alunos e professores que, nas suas escolas, promovem os Direitos Humanos.
Entre momentos de reflexão e de diversão, os nossos ativistas da ESE participaram acompanhados pelos colegas da Escola do Levante (Maia) e da Escola de Alfena, tendo partido de Ermesinde.
Sob o lema “Democracia/Autoritarismo – que caminho escolher?”, fomos desafiados a sair da nossa zona de conforto e a assumir diferentes papéis sociais, defendendo posições relacionadas com o respeito — ou a ameaça — aos Direitos Humanos.
Os debates e as atividades ajudaram-nos a desenvolver uma maior consciência crítica sobre a importância de defender os Direitos Humanos em todas as circunstâncias.
“Adorei conhecer melhor a Amnistia, como funciona e como descobrem e acompanham os casos da maratona de cartas; conhecer colegas de outros pontos do país.” - Irene e Ana, 11.º D e I
“Este foi o meu segundo encontro das EADH, e foi uma oportunidade de reencontrar amizades e fazer novas. Realizámos várias atividades e refletimos em conjunto sobre a temática do “Autoritarismo” através do jogo “Dá um passo em frente”. - Mariana 12.º C
“Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se a dinâmica “Passo à Frente”, que considerámos particularmente importante. Esta atividade permitiu-nos perceber de forma muito clara o que poderá acontecer num regime autoritário, bem como as desigualdades existentes, tornando visível a forma como a perda de direitos afeta diferentes pessoas de maneira desigual.
A presença da representante da Amnistia Internacional foi fundamental para o aprofundamento das temáticas abordadas, ajudando-nos a compreender melhor os riscos associados a regimes autoritários e a importância do envolvimento cívico na proteção dos direitos fundamentais.
Este encontro/experiência revelou-se um momento significativo de aprendizagem e de reflexão, e distinguiu-se pelo espírito de cooperação, diálogo e partilha entre todos os participantes, reforçando o nosso compromisso na escola e o nosso contributo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e respeitadora dos direitos humanos”.
Maria Barbosa, 10.º H

Comentários
Enviar um comentário