Dia Mundial da Filosofia





       No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, realizou-se na semana de 18 a 21 de novembro, uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas de Filosofia de 10.º e 11.º anos. Partindo de três modelos fornecidos pelos docentes sobre um dos símbolos da Filosofia, a Coruja de Minerva, os alunos foram encorajados a decorá-las de forma livre e criativa.
    Esta exposição remete-nos para a procura da unidade (coruja) para além das diferenças (diversidade de materiais, técnicas, cores, etc.), sendo esta uma temática tal atual da nossa vida quotidiana. Com esta atividade pretendeu-se cumprir alguns dos objetivos da criação deste dia pela UNESCO, nomeadamente, a promoção da reflexão filosófica, o diálogo e o pensamento crítico de forma alargada e não circunscrito ao espaço e tempo da sala de aula. Por outro lado, permitiu explorar a temática de forma lúdica e acessível, de modo a que toda a comunidade educativa pudesse interiorizar a importância da Filosofia.
    O assinalar desta data,
de acordo com Audrey Azoulay (Diretora Geral da UNESCO), "(...) surge de a necessidade do ser humano compreender o mundo que o rodeia e de extrair princípios que orientem as suas ações. É uma necessidade ancestral que hoje continua igualmente premente: cerca de 3.000 anos após o surgimento desta disciplina (...) na Grécia antiga, as questões colocadas pela filosofia de forma alguma perderam relevância e universalidade, muito pelo contrário (...). É uma celebração no meio de várias crises - económica, climática e existencial.”







Fátima Nogueira
Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais













Comentários

Mensagens populares