Erasmus + STEAM Education no AEE
O Agrupamento de Escolas de Ermesinde recebeu entre os dias 3 a 7 de fevereiro de 2025 alunos e docentes no contexto do projeto ”Qualified Generations with STEAM Education”. Este foi o terceiro encontro com alunos oriundos de quatro países Portugal, Eslováquia, Turquia (dois grupos) e Finlândia. No conjunto das atividades estiveram envolvidos mais de 40 participantes.
No primeiro dia, as comitivas estrangeiras foram recebidas por membros da Direção, da Equipa Erasmus + e pela comitiva portuguesa. Após uma breve cerimónia de receção e da apresentação das cinco equipas envolvidas, os participantes foram convidados a conhecer a Escola Secundária de Ermesinde.
Na parte da tarde, as comitivas participaram numa visita de estudo ao Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica - CATIM no Porto. Para além da visita às instalações, foi possível trabalhar conteúdos de programação informática, aplicada em pequenos robots.
A manhã do segundo dia foi dedicada à realização de atividades dinamizadas pela equipa da Finlândia e pelas duas equipas da Turquia. Antes do primeiro almoço na cantina da ESE, houve um momento de dança e de convívio, no polivalente da escola, entre os nossos alunos e os participantes estrangeiros. No fim do almoço cantou-se os parabéns para uma das alunas na Equipa da Eslováquia que completou 17 anos.
A parte da tarde dessa terça - feira foi destinada a uma visita de estudo ao Terminal de Cruzeiros do porto de Leixões. A visita iniciou-se no TITAN, guindaste usado na construção do porto. A guia que acompanhou o grupo explorou um pouco da história da construção e reabilitação desta estrutura e a sua importância para o porto de Leixões. A visita prosseguiu para o Edifício principal do Terminal de Cruzeiros, com paragem em vários espaços. No fim, foi possível o encontro com um cientista do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), que para além de explicar o que é o CIIMAR, apresentou as linhas de investigação atualmente em curso e os projetos mais relevantes em que este centro está envolvido. Esta visita permitiu a reunião de vários dos elementos centrais do projeto ”Qualified Generations with STEAM Education”, nomeadamente a Ciência, a Engenharia e a Arte.
Na quarta-feira de manhã, as comitivas estrangeiras foram divididas em dois grupos. As equipas da Eslováquia, da Finlândia e o aluno mais velho da Turquia, participaram em atividades dinamizadas por professores do Departamento de Ciências Experimentais. Na aula de Biologia e Geologia, alunos da turma 11º B fizeram uma breve apresentação dos equipamentos, materiais e dos espaços do laboratório LB1. Em seguida, foram exploradas amostras de materiais biológicos e geológicos e outros recursos didáticos. Por fim, os participantes foram convidados a realizar uma atividade prática no âmbito do tema “Classificações Biológicas”. Na aula de Física e Química A, alunos do 10º C, colaboraram na dinamização de duas atividades “Movimento Vertical de uma bola que cai e salta: transformações e transferências de energia” e “Energia e movimento”. Pelo feadback recebido, quer dos participantes estrangeiros, quer dos alunos portugueses estas atividades tiveram um amplo sucesso.
Os alunos mais jovens, provenientes dos dois grupos da Turquia, tiveram a oportunidade de participar em atividades no contexto das disciplinas de Artes e de Multimédia.
Na parte da tarde, com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo, foi possível visitar o Centro de interpretação Ambiental e da Mineração Romana (CIAMR) e a Casa da Trilobite, na companhia de dois guias. De destacar, ainda, a pequena caminhada feita na “Escadaria Cucamacuca” e a indispensável visita a uma das mais famosas casas de biscoitos da cidade.
As comitivas voltaram a reunir-se, na quinta-feira de manhã, para realizar as atividades dinamizadas pelas equipas da Eslováquia e de Portugal. Alunos do 11º B organizaram uma pequena surpresa - alguns doces e uma fantástica regueifa de Valongo (não faltou a manteiga) que a todos agradou.
Ao fim da tarde, todos os grupos se reuniram para um jantar convívio em Ermesinde. Este momento foi também de natureza cultural, com quatro fados muito bem interpretados por uma fadista convidada.
Já com as atividades encerradas e em jeito de despedida, a sexta-feira de manhã foi destinada à entrega de diplomas. Durante a tarde alguns dos participantes visitaram espaços culturais do Porto.
Apesar da riqueza do programa, o tempo passou a correr e as equipas estrangeiras regressaram aos seus países com várias aprendizagens “STEAM” reforçadas, novas experiências e amizades e, pensamos todos, com vontade de regressar. A equipa Erasmus + convida toda a comunidade escolar a seguir esta aventura em STEAM
Comentários
Enviar um comentário