A Química do Veneno das Serpentes
Após uma breve exploração sobre a importância da química na produção de materiais de uso comum na sociedade humana, foi também explorada a crescente relevância da bioinformática nas ciências biológicas e o tipo de equipamentos (supercomputadores) usados por estes cientistas, por exemplo, na geração de modelos virtuais da atuação de moléculas, nomeadamente medicamentos.
Em seguida, foram apresentados exemplos do modo de atuação de venenos de serpentes, nomeadamente: as moléculas envolvidas, os efeitos dos diversos componentes dos venenos, os efeitos no organismo humano e formas de tratamento. Foi possível, ainda, conhecer importantes limitações à investigação que condicionam a produção / aplicação de antídotos e exemplos da aplicação deste conhecimento na produção de novos medicamentos.
Depois da palestra houve um espaço para esclarecimento de dúvidas e a oportunidade para o professor Pedro Fernandes conhecer os laboratórios de Química e de Biologia da ESE e alguns momentos de “tertúlia” para discutir aspetos do ensino da Química.
Joaquim Sousa
Comentários
Enviar um comentário