Qualified Generations with STEAM Education
Erasmus são sempre experiências fascinantes, e o Erasmus em Mersin não foi exceção.
No primeiro dia, fomos muito bem recebidos pelos alunos e professores do Su Koleji, que nos fizeram sentir em casa e se mostraram disponíveis para ajudar no que fosse necessário. Foram realizadas diversas atividades para que os alunos se conhecessem melhor, já que estivemos com estudantes de vários países.
Ao almoço, pudemos provar algumas das comidas tradicionais da Turquia, muito diferentes das nossas. Nesse mesmo dia, foi realizada a atividade proposta pela Eslováquia, relacionada com matemática e com a sequência de Fibonacci, o que nos permitiu desenvolver os nossos conhecimentos nessa área. Em seguida, realizámos uma atividade de codificação usando o Scratch, o que nos possibilitou ampliar os nossos conhecimentos de programação. Tivemos ainda a oportunidade de explorar mais tarde parte da cidade de Mersin, onde estivemos hospedados e tivemos aulas. Mersin é uma cidade portuária que agradou a todos.
Na terça-feira, iniciámos o dia com a nossa atividade, que consistia em várias estações relacionadas com as áreas de física e química. Realizámos a construção de um espectroscópio, baseado na difração que ocorre num CD, onde os alunos puderam observar, aprender e construir o seu próprio, percebendo a importância do dispositivo. Demonstrámos e eles executaram gráficos de posição-tempo utilizando a calculadora gráfica e sensores de movimento, dominando conceitos como posição e velocidade. Fizemos também um fluido não newtoniano a partir de amido de milho e água, uma reação química exotérmica provocada pela sacarose das gomas e o oxigénio resultante da reação de combustão do clorato de potássio, e uma reação camaleão, que mudava de cor ao longo do tempo devido aos diferentes estados de oxidação do manganês na reação. Todos os alunos conseguiram compreender as atividades e demonstraram grande interesse, atingindo assim o nosso objetivo de transmitir-lhes parte do nosso conhecimento. Todos os alunos participaram e conseguiram compreender as atividades, demonstrando grande interesse e atingindo os objetivos propostos. O envolvimento dos alunos evidenciou não apenas o domínio dos conteúdos, mas também a colaboração entre si proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor.
Ao longo da manhã, resolvemos vários quebra-cabeças e um puzzle relacionados com as áreas STEAM, e à tarde fomos ao centro de ciência, onde pudemos observar desde o funcionamento das energias renováveis até a formação de fenómenos meteorológicos extremos. Também assistimos a uma apresentação sobre as dificuldades enfrentadas pelos astronautas no espaço, devido às condições extremas de temperatura, radiação, entre outras.
Quarta-feira começou com uma atividade organizada pelos alunos da Finlândia, que nos desafiaram a construir um modelo de uma ponte usando esparguete. A tarefa exigia alguma concentração, mas sobretudo trabalho em equipa e criatividade. A seguir, passámos para a construção de um robô de LEGO. A atividade foi bastante divertida, pois o objetivo era construir o robô e fazê-lo dançar ao som de uma música, utilizando um software de programação. Na última atividade da manhã, experimentámos a física em prática ao projetar uma garrafa com água para o ar, utilizando apenas pressão. Após o almoço, fizemos uma visita às grutas da região e foi uma excelente forma de concluir o dia.
Veio então a sexta-feira. No último dia de atividades, começámos por avaliar esta mobilidade de que participámos. Logo em seguida, cada país partilhou um pouco da sua cultura. Houve música, dança, e comida típica de cada país. Depois, alguns dos alunos resolveram jogar voleibol no jardim enquanto outros ficaram em cima. Acabámos a semana com a entrega de certificados, uma foto de grupo e uma despedida calorosa de que todos nos lembraremos para a vida.
No entanto, o voo para Portugal era só no domingo, então ficámos com o sábado para gastar como quiséssemos. Aproveitámos para ir à praia, onde a temperatura da água era perfeita e se viam peixes a rodear-nos os pés (e que às vezes nos davam mordidas). Depois do almoço fizemos algumas compras, passeámos um pouco pela costa e jantámos. Chegados ao hotel, fizemos as malas e fomos dormir.
No domingo, acordámos às 4h da manhã (2h em Portugal!) para regressar. Foi um dia cansativo, na verdade uma semana muito cansativa, mas todos achamos que valeu imenso a pena. Poder conhecer outro país, nem que seja por uma semana, pessoas de outros países e com diferentes histórias de vida é uma experiência enriquecedora muito valiosa e que não sabemos se voltaremos a ter tão cedo.
Ana Moura, 12º D, Francisco Soares, 12º A e Vasco Barbosa, 12º D
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