Dia Mundial da Ciência
No âmbito do Plano de Atividades decorreu a Semana da Ciência de 20 a 24 de novembro. As atividades de Biologia/Geologia foram realizadas em parceria com a CIBIO, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto e os Serviços das Bibliotecas Escolares.
Para dar cumprimento aos objetivos foram desenvolvidas as seguintes atividades:
-Exposição de Trabalhos elaborados pelos alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário
- Trabalhos de pesquisa sobre minerais – 7º ano;
- Maquetes de células – 8º ano;
- Trabalhos de pesquisa no âmbito do tema “Cientistas que contribuíram para o conhecimento do DNA e síntese proteica” – 11ºano.
-Atividade dinamizada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Palestra “Anatomia Humana (Sistema Nervoso)” para turmas de 9ºano da DAFG, dinamizada pela Drª Susana Silva, professora de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
- Atividade dinamizada pelo CIBIO
- Palestra “Répteis, exemplos de trabalho de campo” para turmas de 8º ano da EBSE, dinamizada pela Drª Diana Vasconcelos, Bióloga do CIBIO.
- Atividade dinamizada pelo Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto
- Palestra “História Geológica de Valongo “para turmas de 10º ano, dinamizada pela Drª Sara Leal, Geóloga da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto.
- Elaboração de Marcadores de Livros com frases de cientistas alusivas à Ciência- alunos das turmas A9ºA, A9Bº, A9ºC, E9ºB, E9ºC e E9ºF.
- Participação no Projeto “10 minutos a ler” - leitura de artigos científicos da Revista de Ciência Elementar da Casa das Ciências (articulação com a Biblioteca Escolar).
- No âmbito do projeto "Personalidade em Destaque" o aluno Guilherme Roque, do A9ºB, elaborou a biografia de Patricia Bath (articulação com a Biblioteca Escolar).
Os objetivos foram claramente alcançados. Estabeleceu-se uma dinâmica de partilha de conhecimentos e interação entre alunos de diferentes níveis de ensino dentro do agrupamento. Fomentou-se a capacidade de comunicar em ciência pelos alunos, promovendo simultaneamente a curiosidade e a motivação para a ciência.
Comentários
Enviar um comentário