segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Dia Mundial da Ciência

No âmbito do Plano de Atividades decorreu a Semana da Ciência de 20 a 24 de novembro. As atividades de Biologia/Geologia foram realizadas em parceria com a CIBIO, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto e os Serviços das Bibliotecas Escolares.


Para dar cumprimento aos objetivos foram desenvolvidas as seguintes atividades:

 

-Exposição de Trabalhos elaborados pelos alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário

Trabalhos de pesquisa sobre minerais – 7º ano;

- Maquetes de células – 8º ano;

- Trabalhos de pesquisa no âmbito do tema “Cientistas que contribuíram para o conhecimento do DNA e síntese proteica” – 11ºano.

 

-Atividade dinamizada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

- Palestra “Anatomia Humana (Sistema Nervoso)” para turmas de 9ºano da DAFG, dinamizada pela Drª Susana Silva, professora de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

- Atividade dinamizada pelo CIBIO

Palestra “Répteis, exemplos de trabalho de campo” para turmas de 8º ano da EBSE, dinamizada pela Drª Diana Vasconcelos, Bióloga do CIBIO.

 

- Atividade dinamizada pelo Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto

Palestra “História Geológica de Valongo “para turmas de 10º ano, dinamizada pela Drª Sara Leal, Geóloga da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto.

 

- Elaboração de Marcadores de Livros com frases de cientistas alusivas à Ciência- alunos das turmas A9ºA, A9Bº, A9ºC, E9ºB, E9ºC e E9ºF.

 

Participação no Projeto “10 minutos a ler - leitura de artigos científicos da Revista de Ciência     Elementar da Casa das Ciências (articulação com a Biblioteca Escolar).

 

No âmbito do projeto "Personalidade em Destaque" o aluno Guilherme Roque, do A9ºB, elaborou a biografia de Patricia Bath (articulação com a Biblioteca Escolar).

 

Os objetivos foram claramente alcançados. Estabeleceu-se uma dinâmica de partilha de conhecimentos e interação entre alunos de diferentes níveis de ensino dentro do agrupamento. Fomentou-se a capacidade de comunicar em ciência pelos alunos, promovendo simultaneamente a curiosidade e a motivação para a ciência.




Sem comentários:

Enviar um comentário