Dia do Agrupamento mais enriquecido: exploração do conhecimento no laboratório de Química e Física
No dia 19 de maio, a Escola Básica e Secundária de Ermesinde abriu as portas ao Dia do Agrupamento, um dia repleto de descobertas e aprendizagens. De uma forma lúdica, foi possível partilhar experiências e jogos divertidos nos Laboratórios de Física e Química. As atividades foram dinamizadas pelos alunos do 11º ano das turmas B e E.
Durante a manhã, depois de uma cuidada preparação das salas e das atividades a realizar, vários alunos foram conduzidos a ver a ciência com outros olhos e com outras mãos. Dos miúdos aos mais crescidos, a curiosidade e a diversão foram o forte destas atividades. Nestas podemos incluir,
1 No laboratório de Química os alunos foram convidados a realizar várias reações químicas entre as quais a neutralização de um ácido por uma base, possível de observar através da mudança de cor do indicador solução alcoólica de fenolftaleína. Este indicador muda de incolor para rosa carmim sempre que a reação se completa. A Química é, por vezes, colorida e fascinante, não acham?
4 No laboratório fizemos uma experiência mágica. Mágica porquê? Colocámos pequenos pedaços de esferovite num recipiente e adicionámos acetona pura (não tentem fazer esta experiência em casa!).
Observámos a substância “derreter” literalmente até formar uma pasta.
Porque será que tal acontece?
No final das atividades, os alunos do Agrupamento de Escolas de Ermesinde deixaram os visitantes dos Laboratórios de Física e Química com as suas mentes cheias de curiosidade e entusiasmo para explorar novos temas e olhar com outros olhos para acontecimentos do dia a dia sobre os quais nunca se tinham questionado.
Através da exploração da ciência de forma prática e divertida, os nossos visitantes descobriram que o conhecimento é como uma fogueira: quanto mais o alimentas, mais ele cresce e ilumina o caminho para um futuro brilhante.
Esperamos que para o ano seja tão incrível como este foi!
Professoras responsáveis pelo Laboratório Aberto de Química: Carla Fachada e Isabel Almeida
Professores responsáveis pelo Laboratório Aberto de Física: Fernando Sá e Nuno Tavanez
Colaboração: Professora Ana Amorim e Técnica de Laboratório Virgínia Cardoso
Notícia elaborada por Cíntia Ferreira, aluna do 11ºB
Fotografias: Cíntia Ferreira, Guilherme Vieira e Fábio Mendes
Durante a manhã, depois de uma cuidada preparação das salas e das atividades a realizar, vários alunos foram conduzidos a ver a ciência com outros olhos e com outras mãos. Dos miúdos aos mais crescidos, a curiosidade e a diversão foram o forte destas atividades. Nestas podemos incluir,
1 No laboratório de Química os alunos foram convidados a realizar várias reações químicas entre as quais a neutralização de um ácido por uma base, possível de observar através da mudança de cor do indicador solução alcoólica de fenolftaleína. Este indicador muda de incolor para rosa carmim sempre que a reação se completa. A Química é, por vezes, colorida e fascinante, não acham?
2 Ainda no Laboratório de Química, enchemos balões fazendo uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre. Explicámos aos nossos visitantes que, desta mistura resulta uma reação química que produz dióxido de carbono suficiente para encher um balão. Interessante, não é?
3 Numa sessão de Física, os alunos puderam construir circuitos elétricos simples, aprendendo algumas noções básicas sobre alguns dos seus componentes tais como resistências, interruptores e lâmpadas. Explorámos alguns conceitos básicos dos princípios da eletricidade e os visitantes puderam verificar como a corrente elétrica flui e interage com os elementos do circuito. Muito importante para o exame que infelizmente, já está à porta.
4 No laboratório fizemos uma experiência mágica. Mágica porquê? Colocámos pequenos pedaços de esferovite num recipiente e adicionámos acetona pura (não tentem fazer esta experiência em casa!).
Observámos a substância “derreter” literalmente até formar uma pasta.
Porque será que tal acontece?
5 Uma das experiências mais simples, interessantes e divertidas foi feita com um secador, uma bolinha de plástico e um cesto de mini basquete. Pode-se pensar como é possível, com material tão simples e corriqueiro, desenvolver uma experiência científica?
Usámos e convidámos os nossos visitantes a usar o secador ligado para encestar a bolinha no cesto de basquete.
Usámos e convidámos os nossos visitantes a usar o secador ligado para encestar a bolinha no cesto de basquete.
No final das atividades, os alunos do Agrupamento de Escolas de Ermesinde deixaram os visitantes dos Laboratórios de Física e Química com as suas mentes cheias de curiosidade e entusiasmo para explorar novos temas e olhar com outros olhos para acontecimentos do dia a dia sobre os quais nunca se tinham questionado.
Através da exploração da ciência de forma prática e divertida, os nossos visitantes descobriram que o conhecimento é como uma fogueira: quanto mais o alimentas, mais ele cresce e ilumina o caminho para um futuro brilhante.
Esperamos que para o ano seja tão incrível como este foi!
Professoras responsáveis pelo Laboratório Aberto de Química: Carla Fachada e Isabel Almeida
Professores responsáveis pelo Laboratório Aberto de Física: Fernando Sá e Nuno Tavanez
Colaboração: Professora Ana Amorim e Técnica de Laboratório Virgínia Cardoso
Notícia elaborada por Cíntia Ferreira, aluna do 11ºB
Fotografias: Cíntia Ferreira, Guilherme Vieira e Fábio Mendes
Comentários
Enviar um comentário