quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

No dia 25 de novembro, assinalou-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com o objetivo de alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres. 

No âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, com vista a assinalar esta efeméride, no 7 de dezembro, realizou-se uma Tertúlia Comemorativa, dinamizada pelo Projeto SER+Livre, em colaboração com o GAIV, parceiro do nosso Agrupamento, envolvendo alunos de 12ºano, turmas D e F. 


O Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional em articulação com as atividades propostas pelo PES reforça a urgência de conhecermos os nossos direitos – universais, inalienáveis, indivisíveis. E, neste contexto, destaca o art.º 3 Direito à vida, liberdade e segurança pessoal. 


A Amnistia Internacional reforça que a violência doméstica é uma grave violação dos direitos humanos e um crime, informando que só “entre 1 de janeiro e 15 novembro de 2022, a associação UMAR, reportou o assassinato de 28 mulheres em Portugal”. Esta temática, transversal, à Cidadania e Desenvolvimento, relaciona-se, também, com o objetivo 5.º ODS “Igualdade de Género” - acabar com todas as formas de discriminação (…) violência contra todas as mulheres e meninas (…) nas esferas pública e privada, incluindo tráfico, exploração sexual e outros tipos. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades de liderança. 





Adota uma atitude consciente, proativa, cívica, conhece os teus direitos, e todas as formas possíveis de denúncia.


- Não deixes que a violência seja a norma. Protege a tua liberdade.

- A liberdade de concordar. 

- A liberdade de discordar.

- A liberdade para agir.

 

Projeto PES e Projeto Escolar Direitos Humanos/Amnistia Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário