Projeto "Desconectar para Reconectar"

Promoção e Educação para a Saúde (PES)

Na última década a utilização de ecrãs tem-se tornado um comportamento transversal e abusivo no mundo inteiro, fazendo parte do quotidiano das crianças e adolescentes, que atualmente crescem rodeadas de informação digital e entretenimento. A infância e a adolescência são períodos críticos do desenvolvimento, durante os quais aspetos de saúde e bem-estar são facilmente influenciáveis pelo ambiente a que estão expostos. Assim, a crescente exposição a ecrãs, tem gerado um aumento da preocupação sobre o impacto dos mesmos na saúde dos mais jovens.



Foi esta preocupação que deu origem ao Projeto "Desconectar para Reconectar". O projeto, dinamizado por Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar das USFs Bela Saúde e Emílio Peres, em parceria com a Equipa de Saúde Escolar da UCC de Ermesinde, no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde (PES), é dirigido a alunos de 8º ano, do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, e propõe-se a consciencializar estes adolescentes para os riscos da utilização excessiva dos meios digitais.  

Consiste na realização de 4 sessões, sendo uma com os pais e três com os alunos. As sessões decorrerão no horário da disciplina de Cidadania, ao longo do mês de outubro e novembro. 

Pretende-se assim reduzir o tempo médio diário de ecrã, em prol do convívio familiar e interpares, da prática de exercício físico, da melhoria dos hábitos de estudo e de sono destes adolescentes, promovendo um equilíbrio e uma utilização saudável destes meios.

 

Comentários

Mensagens populares