quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Erasmus+, o AEE na Europa - mobilidades em Novembro 2022

Vários professores e alunos do AEE participaram, durante os dias 7 e 11 de novembro, em mobilidades ao abrigo de dois projetos Erasmus+.




O professor Raul Aparício e o professor Paulo Monteiro, acompanharam alguns alunos do Ensino Secundário à Islândia (Requejavik) no contexto do projeto “STEAM for ALL” que envolve a parceria com professores e alunos de 4 países (Holanda, Turquia, Islândia e Finlândia). Apesar desta mobilidade ter implicado uma logistica complexa, foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

As professoras Ana Maria Cortez, diretora do AEE, e a professora Ana Paula Teles, adjunta da Direção, participaram no curso “Collaborative manegement and leadership in schools” que decorreu na cidade de Tallinn, capital da Estónia, ao abrigo do projeto “Aprender e partilhar, para uma Escola mais Inclusiva e Inovadora”. Neste curso estiveram presentes mais de vinte docentes de vários países. Os participantes tiveram oportunidade para conhecer diversas escolas de ensino básico e secundário da cidade; analisar o sistema de ensino da Estónia; estudar e treinar metodologias de ensino / aprendizagem; conhecer metodologias orientadas para o ensino a alunos com necessidades educativas específicas e discutir estratégias de gestão de espaços escolares. A Estónia tem apresentado bons resultados em avaliações internacionais no que respeita às aprendizagens dos seus alunos, pelo que há um interesse generalizado na partilha de experiências letivas com docentes e organizações deste pais.

O professor Bruno Reimão, adjunto da Direção, vai participar entre os dias 21 a 25 de novembro, num programa de job shadowing, também ao abrigo do projeto “Aprender e partilhar, para uma Escola mais Inclusiva e Inovadora”, na cidade de Drachten, na Holanda. Nesta mobilidade, destaca-se a oportunidade de aprender com colegas holandeses que trabalham com alunos que apresentam dificuldades cognitivas, de assistir a aulas e discutir abordagens a problemas comuns às escolas dos dois países.

O Coordenador dos projetos ERASMUS+

Joaquim Sousa

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