Ação de disseminação de uma mobilidade Erasmus +



No dia 7 de junho, no auditório da Escola Secundária de Ermesinde, os professores Anabela Borges, Celso Ferreira, Helena Figueiredo e Isabel Fernandes, que se deslocaram em março a Florença, no âmbito do projeto ERASMUS+ “Aprender e Partilhar - para uma escola mais Inclusiva e Inovadora”, fizeram uma ação de disseminação do curso que frequentaram “Facing diversity: intercultural classroom management”.

A sessão começou com uma homenagem à professora Conceição Vasconcelos, recentemente falecida, coordenadora do projeto acima citado e que colaborou intensamente com os docentes envolvidos.

Esta mobilidade permitiu o cruzamento de experiências e a aprendizagem com docentes de várias nacionalidades (espanhola, polaca, búlgara, francesa e belga). Neste curso, foram exploradas estratégias para a integração de alunos oriundos de diferentes países, numa escola que se pretende que seja multicultural, dinâmica e com capacidade de resposta e apoio às necessidades da comunidade como um todo. Os docentes envolvidos nesta formação partilharam exemplos das suas vivências e procuraram reunir ideias e metodologias a aplicar perante dificuldades e constrangimentos, muitas vezes comuns. Ficou patente que a multiculturalidade é uma realidade já claramente presente em muitas escolas europeias, plena de desafios e que tende a crescer.

Nestes projetos, para além do foco na temática a trabalhar, é valorizada a importância dos momentos de natureza lúdica e cultural. Destacam-se as deslocações a alguns locais próximos de Florença e o convívio entre os formandos, fundamental para intensificar o espírito de grupo e de pertença a uma comunidade educativa global.

Já no regresso a Ermesinde os docentes do agrupamento promoveram a construção, aplicação e análise de dois inquéritos subordinados ao “Multiculturalismo e Integração no Agrupamento”. Um dos questionários foi dirigido aos alunos e outro aos professores. Os resultados obtidos nos inquéritos foram integrados com informações de outras fontes, de forma a traçar um retrato mais fidedigno da situação do agrupamento. Constatou-se que quase 10 % dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ermesinde não nasceram em Portugal. Foram contabilizadas 14 nacionalidades verificando-se, no entanto, que a maioria destes alunos é natural do Brasil. Existe, ainda, um número significativo de alunos descendentes de portugueses, mas que nasceram noutros países. Como é natural, esta realidade envolve muitas problemáticas. Pode ser destacado o processo de equivalência do grau de escolaridade; o momento no ano letivo em que os alunos chegam à escola; a integração dos alunos numa turma e numa comunidade mais abrangente, por vezes de forma temporária e intermitente; as dificuldades de comunicação, etc.

Foram ainda apresentadas as linhas de ação que este grupo de docentes pretende dinamizar com o apoio da Direção do Agrupamento: “Dia das Línguas”, “Criação do Gabinete Intercultural”, “Reforço dos Apoios à Língua Portuguesa” e “Incentivo da aprendizagem da Língua Portuguesa à família”

Seguiu-se uma discussão muito participada entre todos os docentes presentes. Foi possível conhecer outros exemplos de experiências pessoais e debater formas de operacionalização de estratégias.

Esta atividade foi um exemplo do empenho do Agrupamento de Escolas de Ermesinde na fortificação da sua comunidade educativa e na procura de soluções perante os desafios da sociedade atual.

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