“Educação Literária no Terreno” – Visita de estudo a Lisboa

Na passada sexta-feira, dia 4 de março, os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Ermesinde visitaram a cidade de Lisboa. A viagem, realizada no âmbito da disciplina de Português, teve como objetivo enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a obra “O ano da morte de Ricardo Reis” e o seu autor, José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998.

O início da visita deu-se na Casa dos Bicos, onde está instalada a Fundação José Saramago. Aqui os grupos assistiram a uma palestra sobre a vida do escritor enquanto ativista, o propósito da fundação e as atividades lá realizadas. Também foram abordados temas como o futuro da fundação e os direitos humanos (relacionados com o ativismo de Saramago). Após a apresentação, os alunos realizaram uma visita guiada sob o tema “Lisboa, onde o mar se acabou e a terra espera”, frase retirada do livro “O ano da morte de Ricardo Reis”. Os locais visitados, entre eles Martinho da Arcada, o Terreiro do Paço, o café A Brasileira, o Hotel Bragança e a Praça de Camões, são alguns dos lugares e cenários referidos no romance de José Saramago, publicado em 1984.











 



Para nós, a viagem ajudou-nos a consolidar aquilo que lemos e também a visualizar os locais frequentados pela elite portuguesa do século XX.

Bruna Vieira, Joana Brandão, Lara Freitas, Matilde Sousa e Raúl Filipe da turma 12º B

Comentários

Mensagens populares