Erasmus+ “ Jobshadowing em Haia e Vantaa”
Erasmus+ “ Jobshadowing em Haia e Vantaa”
O projeto “Arte como ferramenta para a Inclusão e para o Desenvolvimento Sustentável” está em fase de conclusão. As últimas 5 mobilidades, das 31 aprovadas, decorreram durante a semana de 12 a 16 de janeiro de 2026. Três docentes realizaram job shadowing na escola Montaigne Lyceum, em Haia, Países Baixos e outros dois na escola Martinlaakson lukio, Vantaa, Finlândia.
A escola finlandesa tem sido parceira do AEE em vários projetos. Neste ano letivo em abril, decorrerá um novo intercâmbio com alunos, do nosso Agrupamento, na Finlândia, dando início ao novo projeto Erasmus+ “IA e Integração através da Arte e da Sustentabilidade Ambiental”. A escola de Haia iniciou a participação em projetos Erasmus+ connosco, de forma muito recetiva, graças à incansável colaboração da professora Marlene Castro, que reside nos Países Baixos há cerca de 16 anos.
Estas mobilidades permitem conhecer novos modelos de organização escolar, observar práticas pedagógicas e ambientais e modelos de integração da Arte no currículo. Foram proporcionados diversos momentos de participação em atividades escolares de diferentes áreas (Biologia, Química, Física, Inglês, Matemática e Artes) com contacto direto e interativo com docentes e alunos. Foi possível reunir com representantes da Direção e docentes envolvidos em projetos de natureza diversa, destacando-se as áreas relacionadas com: a Organização Escolar e Modelos de Ensino, o Ensino Inclusivo, a Cidadania, a Política e planificar atividades para o novo projeto Erasmus+ do AEE. Foi ainda possível dar a conhecer o trabalho realizado no Agrupamento. Constatou-se que a Finlândia é um país exemplar ao nível da sustentabilidade e do civismo- um exemplo a seguir.
Nesta formação em mobilidade, a componente cultural é fundamental. Os docentes envolvidos procuraram conhecer e vivenciar diversos aspetos da cultura local. Durante as próximas semanas será preparada a disseminação destas atividades, ficando já aberto o convite à participação de toda a comunidade educativa.
Projeto Erasmus+


Comentários
Enviar um comentário