Visita de Estudo [Porto] – Igreja de S. Francisco e Museu dos Descobrimentos | 11.º DCG



    No dia 23 de abril, os alunos do 11.º DCG, no âmbito das disciplinas de HCA, de Design Gráfico e de Oficina Gráfica, realizaram uma visita de estudo ao Porto. Esta, articulou-se com as aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas, permitindo a partilha de conhecimentos e o estreitar de relações interpessoais, fora do espaço da sala de aula, consubstanciando-se em momentos de “felicidade e de bem-estar” em consonância com o DAC do Agrupamento.
    Na visita guiada à Igreja de São Francisco, um dos mais notáveis exemplos da arquitetura gótica em Portugal, foi destacada a fachada com uma rosácea gótica, um portal barroco adornado com colunas salomónicas e uma estátua de São Francisco de Assis. O seu interior, de grande esplendor, é revestido com mais de 300 kg de ouro de talha dourada barroca e rococó dos séculos XVII e XVIII, cobrindo paredes, colunas e tetos. A Árvore de Jessé foi também alvo de  destaque por ser uma escultura em madeira policromada que representa a genealogia de Jesus, considerada uma das melhores do mundo no seu género. Sob o chão da igreja encontram-se catacumbas que serviram de sepultura para membros da Ordem Franciscana e famílias nobres da cidade. Um ossário com milhares de ossos humanos foi observado através de um vidro no chão.
No World of Discoveries, alunos e professores usufruíram de uma experiência multissensorial, sobre a Era dos Descobrimentos em Portugal, que combina tecnologia e arte. Através das exposições  interativas e cenários à escala real que recriam as viagens dos navegadores portugueses entre os séculos XV e XVI, os visitantes foram "transportados" para o centro das conquistas e das explorações marítimas. 
A visita foi de encontro à temática do DAC, pois a partilha de conhecimentos e o estreitar de relações interpessoais propiciou, fora do espaço da sala de aula,  momentos de felicidade e de bem-estar.


“A visita de estudo ao Porto foi uma experiência incrível e cheia de aprendizagens. Na Igreja de São Francisco, fiquei impressionada com os detalhes em ouro e com a beleza do espaço. Já tinha aprendido nas aulas sobre partes da igreja como a nave central, as naves laterais, o transepto, o altar e as colunas, por isso, consegui acompanhar bem as explicações do guia. Foi interessante ver ao vivo aquilo que já tínhamos estudado, e até aprendemos coisas novas, que só vamos dar no 12.º ano, na disciplina de História e Cultura das Artes. No Museu dos Descobrimentos, que já tinha ido em pequena, achei que agora foi, ainda, mais interessante. É uma visita muito interativa, diferente do habitual. Gostei muito do passeio no barco, onde o guia explicou tudo sobre a época dos Descobrimentos. A forma como o espaço está decorado torna as coisas mais reais e consegue captar a atenção de quem visita, inclusive das crianças. Aprendi imenso e diverti-me bastante.”

Lara Soares

“Durante a minha visita à Igreja de São Francisco, no Porto, fiquei verdadeiramente impressionada com a riqueza e o detalhe do seu interior. A igreja tem um exterior gótico relativamente simples, mas ao entrar somos surpreendidos por uma decoração exuberante em talha dourada, que cobre quase todas as superfícies – colunas, altares, capelas e paredes. É um dos melhores exemplos do estilo barroco em Portugal. Um dos elementos mais marcantes é o retábulo da Árvore de Jessé, uma escultura em madeira dourada que representa a genealogia de Jesus Cristo de forma muito detalhada e artística. Também as capelas laterais, com imagens de santos e altares ricamente decorados, contribuem para a grandiosidade do espaço. Na parte inferior da igreja, visitei a cripta, onde se encontra um ossário visível através de um chão em vidro. Esta descoberta recente chama a atenção pela forma como os ossos estão organizados e lembra a função funerária que o espaço teve em tempos. Além disso, escavações revelaram estruturas mais antigas, o que mostra que o local teve várias fases de construção ao longo dos séculos”.

Soraia Cruz

“Durante a visita de estudo à Igreja de São Francisco confesso que fiquei impressionada com os detalhes de ouro da igreja Observei de perto o arco de volta perfeita, as naves centrais e laterais, foi uma experiência incrível. Já no museu dos descobrimentos vi diversos tipos de navios, tomei contacto com o tipo de alimentação dos tripulantes e muitas outras coisas.... Aconselho a visitar pois aprendi muitas coisas novas.”

Julyanne






Comentários

Mensagens populares