segunda-feira, 16 de abril de 2018

Alunos do nosso Agrupamento selecionados para participar no estudo PISA 2018



PISA 2018

Estudo Principal

46 alunos do nosso Agrupamento foram selecionados para participar no estudo PISA 2018, que decorrerá na escola sede do nosso agrupamento, Escola Secundária de Ermesinde, no dia 17 de abril de 2018, entre as 9h15 e as 13h.

O PISA, Programme for International Student Assessment, é promovido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) e envolve cerca de 80 paises.

Este estudo avalia em que medida os alunos com 15 anos (nascidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2002) e que se encontram próximo do final da escolaridade obrigatória na maioria dos países, adquiriram conhecimentos e competências nos domínios da leitura, das ciências e da matemática, essenciais para o exercício da cidadania plena
nas sociedades contemporâneas.

A avaliação PISA centra-se em vários questionários, entre os quais, um dirigido a alunos selecionados aleatoriamente, outro dirigido aos respetivos encarregados de educação, outro à escola (Diretor) e, pela primeira vez, um a professores (diferente para os professores de Português e para os que não são de Português), também selecionados aleatoriamente.
As conclusões extraídas desta avaliação são depois utilizadas para melhorar a qualidade, a equidade e a eficiência dos sistemas educativos nos vários países participantes. Os resultados serão apenas apresentados por país/região, sem identificação de alunos nem de escolas.

Os resultados do teste não influenciam, por isso, as classificações escolares dos alunos e todos os dados recolhidos no PISA são mantidos em rigorosa confidencialidade.

A coordenadora do PISA 2018 do agrupamento,
Maria João Roxo Perdigão

Sem comentários:

Enviar um comentário