segunda-feira, 3 de abril de 2017

A APAV NA ESCOLA

Violência de Género e Mutilação Genital Feminina foram os temas que a Dr.ª Marlene Fonseca da APAV desenvolveu na BE da ESE no dia 16 de Março em 2 sessões, respondendo à solicitação das coordenadoras dos Projetos Direitos Humanos/Amnistia Internacional e do Clube Europeu.




















Para um público deveras motivado (alunos do 10º I, 12º F e 2º Voc), preocupando-se com a faixa etária e nível de ensino dos ouvintes, a formadora foi assertiva tanto na informação como no esclarecimento, respondendo liminarmente às necessidades específicas destes jovens, bem como aos problemas da história de vida de cada um. Nesse sentido, elucidou o conceito de agressão, essencial para a formação e aquisição de competências práticas dos discentes em relação às modalidades de violência de género entre os jovens. Paralelamente, difundiu a mensagem e o conceito basilar de ajuda da Organização de Apoio à Vitima, sensibilizou para a denúncia e para a consciência cívica ínsita à dimensão jurídico-penal deste tipo de comportamentos.
















No contexto da violência sexual de género, a oradora abordou também a mutilação genital feminina que, apesar de constituir uma polémica tradição de culturas não ocidentais, continua a ser praticada em países de acolhimento, como é o caso de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário