quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza










Car@s Professores(as) e Educadores(as),

No dia 17 de Outubro comemora-se, como certamente se recorda de anos anteriores, o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.
Fica assim o convite para que nas vossas escolas, no dia 16 de Outubro (atendendo a que o dia 17 este ano é um sábado) mobilizem o maior número possível de alunos e professores para, em conjunto, fazerem um minuto de silêncio e/ou um cordão humano, em local a definir (Pátio, Auditório Ginásio) e seja lido o “Manifesto contra a Pobreza”. Podem ainda utilizar cartazes com frases de incentivo utilizando os exemplos que vos enviamos ou o modelo em branco com as vossas próprias frases, ou ainda pensar em qualquer outro ato simbólico que entendam.

Na verdade vivemos hoje num Mundo onde uma em cada sete pessoas passa fome e 200 milhões sobrevivem sem emprego. Os desastres naturais aumentam a cada dia e o próprio planeta parece pronto para desistir dos humanos devido à nossa violência ambiental.
No entanto, somos a primeira geração da história da humanidade que possui os meios para poder acabar com a pobreza e a desigualdade.

A Oikos, mais uma vez, não pode ficar indiferente a este dia, a esta excelente oportunidade para informar e sensibilizar crianças e jovens para a dura realidade da pobreza extrema e para a necessidade urgente de lutar pela sua erradicação. Nesse sentido, muito gostaríamos de contar convosco, educadores e alunos, para nos ajudarem a assinalar esta data, contribuindo para a concretização de um grande momento de mobilização a nível nacional e internacional, que mostre a urgência da adoção de medidas que tornem o mundo mais justo e solidário.

A Oikos gostaria de oferecer à sua escola pulseiras brancas que são designadas de “white Band” e são um símbolo de luta contra a pobreza usado em todo o mundo. Apesar destas habitualmente terem um custo simbólico de 1€, estamos disponíveis para as enviar[1] gratuitamente e sem o compromisso de devolução. Caso consigam organizar uma recolha de donativos no valor das pulseiras, ou qualquer outro valor, esse será um grande contributo para o trabalho da Oikos na redução da pobreza em todo o mundo.
Contacte-nos apenas para indicar o número de pulseiras a enviar para a sua escola.

Iremos dinamizar o Facebook da Oikos com fotos e vídeos deste dia. Sugerimos que as publiquem em www.facebook.com/oikoscd colocando na legenda o local e #100pobreza #comecaemti. Se preferirem enviem-nos para o email comunica@oikos.pt.

Vamos mostrar que não somos indiferentes e exigimos mudança… antes que seja tarde demais! Quer espreitar alguns exemplos do ano passado? É aqui.

Materiais: Manifesto contra a pobreza | Cartazes

Contamos consigo para continuarmos a fazer história neste dia!


[1] Pedimos apenas que a escola possa contribuir para os custos de envio que, dependendo da quantidade, rondará no máximo cerca de 10€.

Sem comentários:

Enviar um comentário