quinta-feira, 28 de maio de 2015

Os Mitos Urbanos da Reciclagem!

A dica do projeto Agenda 21, é sobre os mitos da reciclagem.
Iremos publicar semanalmente aqui no jornal os nove mitos.

Mito #5

Embalagens de manteiga, óleo e gorduras não podem ser recicladas.

Já deverá ter feito esta pergunta várias vezes... Na verdade, esta é uma dúvida muito frequente e que vamos aqui esclarecer!

Neste momento já existe tecnologia para a reciclagem de embalagens que contenham gorduras, como por exemplo de manteiga e óleo.

Há alguns anos atrás, estas embalagens, por conterem elevados níveis de gordura, incapazes de serem removidos aquando do processo de lavagem (inerente ao processo de reciclagem), inviabilizavam a sua reciclagem. Esta situação alterou-se devido a uma nova técnica de limpeza que tem por base um equilíbrio entre a temperatura da lavagem e o respetivo detergente utilizado.

Todas estas embalagens devem ser colocadas no equipamento amarelo, à exceção da garrafa de azeite, que deverá ser depositada no vidrão.

Deposite as suas embalagens VAZIAS de manteiga e óleo no ecoponto amarelo. Mesmo sujas de gordura, estas garrafas podem e devem ser colocadas nos ecopontos. Quanto ao óleo, NÃO deite o óleo usado nos canos, polui o ambiente. Coloque-o no oleão mais perto de si (disponíveis nos hiper e supermercados).



Informação retirada do site da Lipor





Sem comentários:

Enviar um comentário