sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aniversário do nascimento do patrono da Escola DAFG - 10 de maio

O aniversário do nascimento do patrono da Escola D. António Ferreira Gomes, a 10 de maio, , foi celebrado com a visita à escola de D. Januário Torgal Ferreira, Bispo Emérito das Forças Armadas, no dia 15 de maio, para dialogar com a comunidade educativa sobre "O sonho da Cidadania".

Os alunos do Clube de Música da Escola Secundária de Ermesinde e da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, dirigidos pela professora Hermínia Silva, deram as boas-vindas aos convidados com a interpretação de duas peças para flauta.

A evocação de D. António Ferreira Gomes, patrono da escola, foi feita através da leitura de um poema que Sophia de Mello Breyner Andresen, pela aluna Carolina Pinho do A6ºC.

D. Januário Torgal Ferreira, o orador convidado, foi apresentado pela professora Conceição Vasconcelos, que lhe passou a palavra.

Tendo convivido de perto com o antigo bispo do Porto, de quem foi chefe de gabinete, D. Januário Torgal Ferreira alicerçou o seu discurso sobre “O sonho da cidadania” na análise da situação atual do mundo, do país e do sistema de ensino, procurando no pensamento de D. António Ferreira Gomes a defesa de uma cidadania mais responsável de toda a comunidade, desde os dirigentes políticos e económicos ao comum dos cidadãos.

No fim desta da sua palestra, o Diretor do Agrupamento, Dr. Álvaro Pereira, congratulou-se com a presença e as palavras de D. Januário Torgal Ferreira, presenteando-o com uma monografia da cidade de Ermesinde. Agradeceu também a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Valongo, do Senhor Vereador do Pelouro da Educação, do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, do Senhor Pároco da cidade e de todos os presentes.

A sessão terminou com um Porto de Honra, servido na biblioteca desta escola, que proporcionou momentos de convívio e boa disposição entre todos os convidados.




As professoras Bibliotecárias
Serviço de Bibliotecas Escolares
Agrupamento de Escolas de Ermesinde - Valongo


Tertúlias na BE - http://beaafg.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário