segunda-feira, 2 de março de 2015

Os mitos Urbanos da reciclagem!

A dica do projeto Agenda 21, é sobre os mitos da reciclagem.
Iremos publicar semanalmente aqui no jornal os nove mitos.


Mito #2

Na Lipor misturam todos os materiais recicláveis


Esta é uma outra ideia errada, aceite por muitas pessoas...
Mas basta pensar que não faria sentido pedir para separar, para no final, voltar a misturar tudo...!

Depois de recolhidas, as embalagens usadas são transportadas pelas Autarquias (no caso da Lipor este transporte é assegurado pelos seus Municípios Associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) para uma Estação de Triagem, que no caso da Lipor é o Centro de Triagem (que tem como objetivo realizar uma triagem mais fina dos materiais provenientes de circuitos de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, entre eles, Ecopontos, Ecocentros, circuitos de recolha Porta-a-Porta e circuitos especiais - Ecofone - de forma a poderem ser enviados para a reciclagem) nas instalações de Baguim do Monte, onde são submetidas a uma separação ainda mais rigorosa por tipo de material.

Por exemplo, os metais são separados em ferrosos e não ferrosos; os plásticos em PVC, PET, PEAD, PEBD, PP, PS, entre outros. A triagem confere aos resíduos a homogeneidade e qualidade necessárias à sua reciclagem.

Depois deste processo de seleção, os resíduos de embalagens são enfardados por tipo de material e reencaminhados através da Sociedade Ponto Verde, para empresas que procedem à sua reciclagem.

Desta forma, na Lipor, não só não se misturam os materiais, como se procede-se a uma separação ainda mais rigorosa de forma a garantir que, os materiais que não foram colocados nos locais certos, sejam agora devidamente encaminhados para reciclagem.

Informação retirada do site da Lipor

Sem comentários:

Enviar um comentário