segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Palestra "Som tão Porto"





Na passada Quinta- Feira, dia 15 de Janeiro de 2014, pelas 10 horas e 25 minutos realizou-se uma palestra no Auditório da Escola Secundária de Ermesinde. O tema desta palestra incidiu sobre a reabilitação da cidade do Porto, apresentado pela socióloga Andreia Daniela de Sousa Moreira. Alunos desde 10º ao 12º ano foram convidados para assistir a apresentação, acompanhados pelos respetivos professores.
Inicialmente, esta depara-se com uma realidade: nos últimos anos, a Baixa do Porto assistiu a um intenso movimento de revalorização social. A partir daí, apresenta a hipótese de esse movimento estar relacionado com o aparecimento de novos espaços culturais, lúdicos, musicais e comerciais. Para isso, retrocedeu 7 anos na história da cidade e estabeleceu os seguintes objetivos: perceber o que aconteceu nos últimos 7 anos; identificar e compreender o impacto dessas mudanças; focar em espaços de fruição cultural e avaliar a importância da música nesses espaços.
Em 2001, o Porto foi considerado como Capital da Cultura. Este atributo reforçou a obrigação, por parte da Câmara, de lançar uma larga campanha de requalificação. Temos o exemplo da estação de Metro que foi instalada a partir desse ano. Recorreu, igualmente, a notícias presentes no jornal Público de Setembro de 2006 a Setembro de 2012. Ao analisá-las, concluiu que houve algumas notícias que contrariavam o lado positivo da revalorização social como outras, na sua maioria, que revelavam as vantagens e o impacto positivo desta revalorização social. Por último, utilizou como ferramentas de pesquisa os documentos, as entrevistas, a observação etnográfica e o inquérito por questionário, conseguindo assim validar a sua hipótese.

Assim, o facto do Porto ser considerado Capital da Cultura em 2001 juntamente com o surgimento dos novos espaços culturais são causas diretas da intensidade deste movimento no Porto.

Maria João Silva (12ºG)

1 comentário:

  1. Foi com um gosto enorme que partilhei o meu mais recente trabalho convosco. Obrigada por todo o carinho na recepção.
    Votos de muito sucesso para todos. :)

    ResponderEliminar