quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Biblioteca Humana na ESE e na DAFG

 

Numa parceria que se tem vindo a desenvolver anualmente entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional e a Biblioteca Escolar, realizou-se, nas escolas Secundária de Ermesinde (dias 10 e 15 de dezembro) e D. António Ferreira Gomes (dia 16 de dezembro) mais uma edição da “Biblioteca Humana”. Com a colaboração da Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo - no âmbito do projeto “Promoção da Interculturalidade a nível municipal” e sob o lema ”não julgues o livro pela capa” - esta atividade visou promover o respeito pela diferença e estimular o ativismo na defesa dos direitos humanos.
As sessões contaram com um conjunto de pessoas que atuaram “como livros humanos”, representando grupos/estereótipos tais como etnia, imigração, deficiência, doença oncológica e orientação sexual, que são frequentemente alvo de preconceito e discriminação.

Os alunos, organizados em pequenos grupos, conversaram com os convidados, ouviram pequenos relatos de experiências vividas e colocaram questões. Participaram na Biblioteca Humana três turmas do 9º ano e três docentes, nas sessões realizadas na Escola D. António Ferreira Gomes e seis turmas do ensino secundário do 10º/11º anos e sete professores na Escola Secundária de Ermesinde.

Teresa Maia
Serviço de Bibliotecas Escolares

Sem comentários:

Enviar um comentário