segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Filosofia - Citações











Ainda a propósito do Dia Internacional da Filosofia, publicamos agora algumas citações de alunos da Escola Secundária de Ermesinde, do 10ºA, 10º B e 10º C, no final do ano letivo 2013/2014.

“Depois de um ano de filosofia fica uma consciência que está a fazer a transição do senso comum para o bom senso. É um balanço positivo. Aprendi muitas coisas e tomei consciência de muitas outras.”

“A filosofia despertou o lado crítico que há em mim. Ao defendermos o nosso ponto de vista perante os colegas desenvolvemos uma capacidade de argumentar/contra argumentar que pode ser aplicada no dia a dia. Considero a disciplina de filosofia essencial a um aluno do secundário. Sem dúvida que a filosofia vai estar sempre na minha vida pessoal e social.”

“A filosofia sensibilizou-me imenso para diversas questões sobre as quais não pensava anteriormente. Serviu não só para me alertar para problemas globais importantes e graves, mas também para me informar melhor sobre os mesmos. Para além de me orientar a reflexão sobre os vários temas abordados na sala de aula também me incentivou a procurar resposta a outros.”

“Depois de um ano letivo de filosofia ficou a vontade de mais, de debater mais sobre diversos assuntos. A filosofia veio para abrir novos horizontes, ajudou-nos a perceber um pouco melhor tudo à nossa volta, a raciocinar melhor, ajudou-nos a ir “mais além”. Esta disciplina teve um papel muito importante e foi uma experiência muito positiva.”

“Consegui refletir sobre várias teorias de alguns filósofos o que me deu outra maneira de ver o mundo e avaliar as ações que presencio no dia a dia.”

“Após um ano de filosofia permaneceu a necessidade de questionar tudo e ir além do que se consegue ver.”

“A disciplina de filosofia melhorou a nossa capacidade de reflexão e ofereceu-nos uma nova perspetiva de olhar o mundo sem superficialismo e rapidez.”

“A filosofia abre-nos horizontes, ela vai além daquilo que é visto.”

“Eu esperava que a filosofia me ajudasse a levantar questões sobre assuntos que considero bastante importantes no nosso crescimento como pessoas, e foi isso que aconteceu. A filosofia é uma disciplina indispensável.”

“Antes do início do ano letivo pensava que a disciplina de filosofia era uma perda de tempo. No entanto, à medida que as aulas iam passando percebi o quanto a filosofia é importante, não só como disciplina, mas também como uma ajuda no futuro. Passou a ser a minha disciplina preferida. (…) Aprendi imenso. (…) É uma disciplina para corajosos pois só os fortes têm a coragem de colocar questões.”

“Este ano fui capaz de aplicar os conceitos que aprendi nas aulas de filosofia no meu dia a dia. Em várias situações lembrei-me de coisas que aprendi em filosofia e fui capaz de refletir melhor acerca do assunto em questão.”

“O balanço é positivo. Aprendi muito durante este ano letivo. Ajudou-me, também, a ter uma opinião sobre certos assuntos e certas coisas a que não ligava tanto, e que achava que não interessavam.”


“Acho que é uma disciplina subvalorizada. Acho que não é dado o devido valor e importância a esta disciplina.”

Sem comentários:

Enviar um comentário