sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza


Caros(as) professores(as) e educadores(as),

No dia 17 de outubro comemora-se, como certamente se lembra, o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.
Na verdade vivemos hoje num Mundo onde mais de mil milhões de pessoas (uma em cada sete) passam fome e 200 milhões sobrevivem sem emprego. Os desastres naturais aumentam a cada dia e o nosso planeta está pronto para desistir dos humanos devido à nossa violência ambiental.

No entanto, somos a primeira geração da história da humanidade com os meios para poder acabar com a pobreza e a desigualdade.

A Oikos, mais uma vez não pode ficar indiferente a este dia, que representa uma excelente oportunidade para informar e sensibilizar crianças e jovens para a dura realidade da pobreza extrema e para a necessidade urgente de atuar no sentido da erradicação da mesma.

Por isso, muito gostaríamos de contar convosco, educadores e alunos, para nos ajudar a assinalar esta data, contribuindo para a concretização de um grande momento de mobilização a nível nacional e internacional, que mostre a urgência da adoção de medidas que tornem o mundo mais justo e solidário.

Com efeito o compromisso mundial assumido em 2000 - de erradicação da Pobreza Extrema em 15 anos através do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) - está a chegar ao fim, no entanto apenas alguns objetivos foram atingidos. Outros, no tempo que resta, poderão ainda vir a ser cumpridos, contudo muito fica por fazer. Há ainda muitas pessoas – uma que fosse, seria demais – a viver abaixo do limiar da pobreza.

Fica assim o convite para que nas vossas escolas/instituições de ensino, no dia 17 de outubro, mobilizem o maior número possível de alunos e professores para, em conjunto, fazerem um um minuto de silêncio e/ou um cordão humano, em local a definir (Pátio, Auditório Ginásio) e seja lido o “Manifesto contra a Pobreza”.

Porque este é o símbolo de luta contra a pobreza usado em todo o mundo, sugerimos ainda que todos usem a “White Band”, uma pulseira branca que a Oikos disponibiliza por apenas 1€ cada.

No dia 17 de outubro, será dinamizada a página de Facebook da Oikos com fotos dos vários eventos das escolas, autarquias e eventualmente de pessoas que, individualmente, se queiram juntar a esta mobilização. Sugerimos que as fotos e vídeos sejam publicadas em www.facebook.com/oikoscdcolocando na legenda quantas pessoas participaram e as hastags #pobrezazero #comecaemti.
Se preferirem enviem-nos para o email comunica@oikos.pt para que as possamos publicar!

Esta é uma forma de mostrar o nosso compromisso, em solidariedade com todos aqueles que acreditam num mundo em que a pobreza e a fome podem e têm que acabar.

Porque acreditamos que pequenos gestos e ações podem transformar-se em grandes concretizações:
No dia 17 de outubro vamos mostrar que não somos indiferentes e exigimos mudança … antes que seja tarde demais!

No passado, Portugal já mobilizou 150.000 pessoas neste dia, sendo metade deste número conseguido em escolas Portuguesas. Contamos consigo para continuarmos a fazer história neste dia!

Contacte-nos através do email comunica@oikos.pt para outros esclarecimentos e para encomendar as suas pulseiras brancas. Se preferir pode fazê-lo directamente na nossa loja online.

Oikos - Cooperação e Desenvolvimento
Siga-nos no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário