quinta-feira, 6 de março de 2014

Projeto Agenda 21

Bom dia colegas DT,

Aqui estou eu a propor-vos, mais uma atividade, para desenvolverem com as vossas direções de turma, implicando a atuação dos Delegados Ambientais.

Cada turma, para participar na atividade que proponho, deve recolher diversos resíduos, promovendo desta forma a separação dos lixos, reciclagem, reutilização.,..

Assim cada turma deve em primeiro lugar arranjar garrafões de água como recipiente para guardar estes resíduos:

• rolhas de cortiça;

• tampas de plástico;

• pilhas e baterias;

• óleo alimentar usado.

Pontualmente, quer as pilhas, as tampas de plástico e mesmo as rolhas de cortiça, poderão ser encaminhadas para projetos de diferentes entidades que as vão solicitando à escola. É o que está a acontecer com a recolha de tampas de plástico para o projeto Escola Solidária ajudando um aluno da Escola EBJi da Bela e das pilhas/baterias para o o projeto Ecopilhas.

O DA deverá ter uma atitude motivadora constante nesta atividade agora proposta.

Os alunos vão trazendo esses resíduos que serão colocados pelos DT/DA nos garrafões respetivos que, entretanto arranjaram e identificaram. Esses garrafões serão colocados na antiga sala da A.Projeto, junto à sala da Educação Especial.

No final do 3º período, serão premiados as turmas que separarem maior quantidade de cada um dos resíduos.

Duas turmas já iniciaram esta projeto no 1º período, dado os alunos das referidas turmas estarem extremamente, motivados para estas questões ambientais da separação/reciclagem dos lixos.

O colega DT do 6º PCA, está já envolvido num outro projeto da agenda 21 que consiste em elaborar recipientes, para vários locais da escola, onde estão as folhas para reutilização, como provavelmente já repararam .

Com a coordenação da escola, vamos solicitar à LIPOR, recipientes amarelos e azuis (pois o indiferenciado já lá existe) para cada uma das salas e outros espaços escolares, tal como já há na sala dos alunos (indiferenciado/azul/amarelo) e professores(verde/amarelo/azul/indiferenciado), para separarmos os lixos.

Bom Trabalho.

Tentem ganhar prémios com as vossas turmas ... eles gostam!

Saudações ambientais 

A responsável da Agenda 21 DAFG
Manuela Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário