quinta-feira, 27 de março de 2014

Museu da Farmácia





Acreditamos que uma visita ao museu seria de grande interesse para os alunos, pois o museu apresenta a história da farmácia e da saúde num contexto universal, em diversas civilizações e culturas e ao longo de milhões de anos, através de peças com raro valor histórico, arqueológico e artístico.

Numa visita ao Museu da Farmácia os alunos poderão:
                                                 
- Observar um mosquito (principal transmissor de doenças) inserido numa pedra âmbar com 40 milhões de anos
- Encontrar os utensílios utilizados na Mesopotâmia para guardar as substâncias medicamentosas e outras substâncias ligadas ao bem-estar, os famosos vasos gregos de terracota, a grande quantidade de instrumentos cirúrgicos utilizados em Roma para tratar os doentes (em grande maioria, os gladiadores, supomos)
- Compreender a forte ligação entre farmácia, a medicina e a religião, em diversas culturas e civilizações, através de peças como o interior de um sarcófago egípcio, diversos recipientes com as mais variadas funções e materiais, amuletos, estatuetas dos povos Incas, Mais e Astecas, adornos, máscaras e imagens utilizadas pelas tribos Africanas e Sul Americanas que usavam com o intuito de descobrir a causa da doença e expulsão da mesma.
- Aprender que a primeira farmácia, tal como a conhecemos nos nossos dias, surgiu em Bagdad no Séc. VIII
- Verificar o conhecimento minucioso que existia do corpo humano, através de uma carta médica e de um modelo anatómico oriental
- Compreender como avançou a ciência farmacêutica na Europa, desde a Idade Média, passando pelo Iluminismo – onde poderão ver um microscópio do Séc. XVIII, graças ao qual se passou a saber, com exactidão, a real causa da doença – e até às importantes descobertas dos Séc. XIX e XX.
- Acompanhar a evolução da cerâmica farmacêutica do Séc. XI ao Séc. XVIII
- Em todo o percurso, poderão ver diversos almofarizes e farmácias portáteis, destacando-se a magnífica farmácia pertencente à família imperial Russa.
- Ver a excelente reconstituição da Farmácia Estácio, que estava localizada na Rua Sá da Bandeira, no Porto

Aproveito para informar que no dia 29 de Março, Sábado, os professores interessados poderão visitar o Museu da Farmácia, das 14h00 às 18h00. Serão nossos convidados.

Agradeço toda a atenção dispensada.

Com os meus cumprimentos,
Carolina Coelho

Museu da Farmácia

Porto: Rua Engenheiro Ferreira Dias, 728 | 4100-246 Porto | Tel.: 22 616 79 95 
Lisboa: Rua Marechal Saldanha, 1 | 1249-069 Lisboa | Tel: 21 340 06 88


Horário: Segunda a Sexta, das 10h-12h30 e das 14h00-18h00
Último Sábado de cada mês: 14h00-18h00

Sem comentários:

Enviar um comentário