terça-feira, 12 de novembro de 2013

Alunos da ESE representam escola no encontro nacional da Amnistia Internacional


Os alunos Ana Marta Ferreira e Rui Maciel, presidentes da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Ermesinde, representaram a escola, Ermesinde e a cidade do Porto no 14º Campo de Trabalho da Amnistia Internacional, que reuniu jovens de norte a sul do país em Albufeira, de 7 a 10 de novembro.

O campo de trabalho subordinado todos os anos ao tema "Vamos Lutar pelos Direitos Humanos", é organizado anualmente pela Amnistia Internacional de Portugal e durante quatro dias realiza workshops e ações de rua com jovens ativistas, maioritariamente membros dos grupos da Amnistia das suas escolas, para sensibilizar para o desrespeito pelos direitos humanos em determinados países.
Depois de Famalicão em 2012, foi a vez do Algarve receber a maratona de
 palestras, workshops e ações de rua dinamizadas pelos cerca de 70 jovens e mais de 10 monitores. A principal ação de sensibilização teve lugar no dia 9, sábado, no mercado municipal de Albufeira, onde os jovens de todo o país conversaram com vendedores e clientes sobre a Amnistia Internacional e sobre o caso particular da Rússia e da repressão aos Direitos Humanos nesse país. Esse foi, aliás, o mote para o flash mob que organizaram no mesmo local e que atraiu muitas atenções.
Para além das muitas amizades criadas, no Campo de Trabalho da Amnistia Internacional há sempre espaço para o debate aberto sobre os mais variados temas, desde a igualdade de género à tolerância e diálogo intercultural, a partir de estratégias de educação não-formal.

Para o ano há mais e até lá todos os alunos podem inscrever-se no grupo da Amnistia Internacional da nossa escola - a cargo da professora Maria Arminda Sousa - e participar em workshops, ações de sensibilização e na organização da Maratona de Cartas, o maior evento da defesa dos Direitos Humanos do mundo.


Fotos e texto: Ana Marta Ferreira





Sem comentários:

Enviar um comentário