quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projeto Comenius – Viagem à Turquia

Decorreu entre os dias 19 e 24 de novembro de 2011 a viagem à Turquia de seis alunos da turma I do décimo ano da Escola Secundária de Ermesinde, para dar início à fase inicial do projeto Comenius, que foi aprovado na nossa escola, depois de vários anos de interrupção.
Os alunos Alexandra Lima, Ana Marta Ferreira, Cristiana Ferreira, Joana Barreleiro, Rita Reis e Rodrigo Ramalho, acompanhados pelos professores Carlos Ferreira e Rita Ramos, despediram-se de Portugal na madrugada do dia 19 de novembro rumo a [quase] uma semana de aventura, conhecimento, diversidade cultural, para além muitas, muitas surpresas.
A escola que nos recebeu situava-se na cidade de Köcaeli (leia-se “Kojaéli”) e tinha pouco mais de 200 alunos. Bem mais pequena que a Escola Secundária de Ermesinde (ESE). Fomos muito bem recebidos e a intensa hospitalidade do povo turco foi uma característica que demoramos muito pouco a confirmar.
Durante os dias que os alunos e professores portugueses, polacos, italianos, espanhóis e búlgaros passaram nesse país geralmente tão mal compreendido pelos “ocidentais”, quebraram mitos, destruíram preconceitos e abraçaram uma cultura completamente nova. As diferenças que mais “saltaram à vista” dos estudantes europeus foram: a língua e a gastronomia, esta última repleta de sabores picantes, salgados e de especiarias praticamente não utilizadas em Portugal. Porém, não foi só de acentuadas diferenças e sabores estranhos que se fez a viagem à Turquia: foram constantes os contactos com a cidade e o país. Para além das maravilhas naturais que Köcaeli tem para mostrar (como o lago Sapanca e as montanhas de Kartepe), no quarto dia (22 de novembro), partimos às 9 horas da manhã rumo à parte europeia da cidade de Istambul – a única cidade do mundo situada em dois continentes – para visitar a famosa e imponente Hagia Sophia (Aya Sofya), a Cisterna Romana, a Mesquita Azul (Sultan Ahmet Camii), bem como o antigo hipódromo romano. As lembranças para as famílias e amigos foram adquiridas na rua de İstiklal, a rua mais famosa e comercial de Istambul. Foi nesse mesmo dia que pudemos absorver mais intensamente toda a vasta e interessante cultura que a Turquia tem para nos oferecer.
Ficarmos alojados individualmente em casas de famílias turcas, o que foi também um grande desafio intercultural: mais um em que o nosso inglês era posto à prova. Para além do tempo passado com os nossos amigos e anfitriões turcos, era em inglês que se desenrolavam todas as conversas, fossem elas com polacos, italianos e às vezes, até mesmo entre portugueses!!!


































Os objetivos desta fase inicial foram cumpridos e tudo correu como o previsto. Foram escolhidos os símbolos do Projeto e foram programadas as fases seguintes de trabalho. A próxima viagem associada ao programa Comenius realizar-se-á em maio do presente ano, entre os dias 22 e 27, com programa e alunos ainda a anunciar.

Ana Marta Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário