quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARLAMENTO DOS JOVENS 2012

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República. Culmina com duas sessões nacionais que se realizam anualmente na Assembleia da República destinadas aos alunos do ensino secundário e aos dos 2.º e 3.ºciclos do ensino básico.

Pretende-se incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias.

O programa Parlamento dos Jovens segue diversas etapas. Começa pelo debate do tema na escola, podendo as escolas convidar um Deputado para participar numa sessão de debate. Depois, haverá campanha eleitoral e eleições, defendendo “recomendações” sobre o tema da sessão. Finalmente, realizar-se-á a sessão escolar com os alunos eleitos, para aprovar o projecto de recomendação da escola e eleger os seus representantes à sessão distrital.

A coordenação do programa na nossa escola compete aos professores Arnaldo Madureira, David Cardoso e Sandro Castro. Na primeira reunião fixaram o cronograma das etapas a realizar na escola.
- As listas de candidatos poderão ser entregues até às 18 h 30 min do dia 15 de Dezembro de 2011;
- A campanha eleitoral decorrerá entre os dias 3 e 11 de Janeiro de 2011;
- As eleições serão no dia 13 de Janeiro de 2012, das 9 h 45 min às 15 h 15 min;
- As sessões realizar-se-ão no dia 18 de Janeiro de 2012 às 15 h (básico) e no dia 20 de Janeiro de 2012 às 15 h (secundário).


Participem!

Sem comentários:

Enviar um comentário