terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Projecto Contra Carbono



No âmbito da disciplina de Área de Projecto, um grupo da turma do 12ºE decidiu abraçar o projecto "Contra Carbono". Tem como principal objectivo contribuir para a consciência ecológica da comunidade escolar.




Pretendem com este projecto mobilizar alunos, professores e funcionários a colaborarem num programa de reflorestação dinamizado pelo Parque Biológico de Gaia, a reflectirem na necessidade de redução do consumo exagerado de água, energia e papel, a adoptarem comportamentos promotores da reutilização e reciclagem de detritos. Assim, será possível reduzir a pegada ecológica e, consequentemente, a emissão de carbono para a atmosfera. Para além disso, irão divulgar iniciativas de cariz ambiental, promovidas por organizações como o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Ermesinde, o Parque Biológico de Gaia e a Agenda 21 escolar.


 


O grupo já participou numa acção de reflorestação que promovida pela Câmara Municipal de Valongo, para a comemoração do Dia da Floresta Autóctone (dias 22 e 23 de Novembro). Esta actividade consistiu em reflorestar uma pequena área queimada na Serra de Santa Justa. Juntaram-se a um grupo de alunos de uma escola básica de Valongo e ouviram algumas indicações importantes sobre o trabalho dos sapadores florestais e da GNR.










Foram formados grupos e foram postas mãos à obra..! Inicialmente, com a ajuda de um sapador florestal e depois já sem a ajuda dele plantaram árvores o que, segundo o grupo, "se revelou muito interessante". Contam participar noutras iniciativas deste tipo.



Esperemos que consigam atingir o seu objectivo!

Sem comentários:

Enviar um comentário