quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Junta-te e torna-te MISSÃO!

Durante esta semana, as aulas de EMRC foram um pouco diferentes do habitual. Contámos com a visita de um missionário da Consolata, Padre Jorge Amaro. Já com 25 anos de sacerdócio, realizou missão em Espanha, Portugal, Canadá, França, Etiópia e outros. Contou-nos algumas das suas histórias/aventuras e deu-nos parte do seu testemunho, nomeadamente, na Etiópia.

Apresentou-nos a cidade: principais monumentos (p.e.: arca da aliança), alguns perigos inerentes à região (p.e.: existência de precipícios íngremes com apenas 1 metro disponível para a passagem, rios com correntes muito fortes só possíveis de atravessar de carro, animais perigosos), tipo de clima (grandes amplitudes térmicas : dia-30ºC e noite 0ºC), casas típicas ( choupanas, cabanas cujos telhados são feitos de palha), a língua ( Amárico : 296 letras e 20 números), as doenças mais comuns (Tuberculose, Lepra e Malária) e alguns dados estatísticos (HIV/AIDS: afectam 10,63% da população adulta; esperança média de vida : 40-44 anos).




No final ficou o convite para nos tornarmos missão e juntarmo-nos aos Jovens Missionários da Consolata, grupo que se reúne todas as 6ªs pelas 21.30h, na Consolata.
(para mais informações: consolatajovem.blogspot.com)

Curiosidades:
  • Na Etiópia há um médico por cada 36.000 milhões de pessoas;
  • Existe a Lei do Levirato: obriga o cunhado a casar-se com a cunhada, quando esta ficou viúva sem ter tido um filho homem.

Os colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário