domingo, 21 de novembro de 2010

Semana da Biodiversidade!

Exposição no Bloco B.






Entrevista ao professor Joaquim Sousa (um dos responsáveis pela semana da biodiversidade):

P.- Quais as razões que implusionaram a organização desta semana.


R.- Em 2010 celebra-se o ano Internacional da Biodiversidade, o grupo de professores da Área Disciplinar de Biologia e Geologia decidiu que seria importante participar nesta comemoração. Este tema, apesar de ser transversal no programa de várias disciplinas que o grupo lecciona, não é devidamente valorizado por muitas pessoas, pois não percebem o grau de dependência que a humanidade tem relativamente à Biodiversidade.

P.- Quais as instituições / organizações que se predispuseram a colaborar nesta iniciativa?

R.- Foram várias as entidades e pessoas que colaboraram neste projecto. A Câmara Municipal de Valongo, através do CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) de Ermesinde apoiou a iniciativa disponibilizando um painel sobre o Património Biológico de Valongo e permitindo, que a Dr.ª Raquel Viterbo (Bióloga do CMIA) fizesse uma palestra; a Areal Editores elaborou e patrocinou a faixa que foi colocada junto da entrada principal da escola; o Jardim Zoológico da Maia cedeu um importante conjunto de fotografias e outros materiais para a exposição bem como possibilitou que uma Bióloga, a Dr.ª Mónica Felício, fizesse uma palestra; a Porto Editora patrocinou o concurso de fotografia que ainda está a decorrer, contribuindo com os prémios que serão atribuídos. Foram, ainda, convidados dois fotógrafos como membros do júri do concurso de fotografia e dois professores para fazerem palestras, o Dr. Paulo Anjo que fez uma apresentação sobre a Biodiversidade da Amazónia e do Pantanal e o Dr. Paulo Santos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que fez uma apresentação sobre a Biodiversidade em Portugal.


P.- Qual (quais) a(s) actividade(s) mais marcante(s)

R.- É difícil fazer uma escolha das actividades mais marcantes, pois todas elas contribuíram para o sucesso da Semana da Biodiversidade.
A exposição pelo facto de ser sido composta, em grande parte, por trabalhos desenvolvidos por alunos da ESE de vários anos lectivos, permitiu o reconhecimento público do interesse desses alunos. Por outro lado, ela foi evoluindo ao longo da semana com integração de novos elementos e com mudanças na disposição física, o que permitiu uma maior interactividade com o público. A Instalação que foi colocada no exterior do Bloco B, teve um elevado poder de sensibilização da situação dos bosques e florestas em Portugal. As palestras deram oportunidade aos alunos de contactar com pessoas exteriores à escola, de reconhecido valor científico e pedagógico.
Aguarda-se com expectativa o resultado do concurso fotográfico.


P.- Qual a receptividade dos alunos às actividades propostas?

R.- Os professores do grupo consideram que a receptividade foi bastante boa. A exposição foi muito visitada, o que se deve à diversidade e qualidade dos materiais expostos, ao dinamismo que teve e, também, ao apoio que foi prestado por professores e funcionários, ajudando os alunos nas suas dúvidas. Existem, também, evidências que as palestras foram, de modo geral, um sucesso.

P.- Será uma experiência a repetir?

R.- Como a experiência foi muito positiva, existe vontade de dinamizar outras actividades, não no âmbito específico da Biodiversidade, mas de outros temas.




Os colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário