domingo, 14 de novembro de 2010

ENTREVISTA “40 anos ao serviço da educação”


Ao Exmo. Director da Escola Secundária de Ermesinde:

A propósito das comemorações dos 40 anos da ESE, realizamos uma pequena entrevista ao Director da nossa escola. Pretendemos ter feedback desta semana e obtermos informações sobre algumas mudanças que ocorreram ou estão para ocorrer na escola.

P. - Faça um pequeno balanço do que se passou nesta última semana, abordando qual a actividade ou actividades que achou mais importantes/marcantes.

R. - Foi uma semana extraordinária com actividades excelentes. A mais marcante foi a abertura com a presença de muitas e variadas personalidades desde o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valongo ao Sr. Director Regional de Educação do Norte, antigos alunos, antigos professores, antigos funcionários que demonstraram o carinho que têm por esta escola. Foi também marcante a abertura da sessão com o hino da escola tocado pelo aluno Agnelo, a declaração de poesia por vários alunos e a sempre bonita “Pedra Filosofal” interpretada pela Dr.ª Araci e Joana Morais. 

P. - Quais as principais diferenças entre a escola de antigamente e a actual?

R. - A escola actual é mais exigente pois tem de preparar os alunos para um mundo mais competitivo e egocêntrico. É mais difícil motivar jovens para um futuro que se revela cada vez mais incerto, onde o emprego para a vida já não existe e onde as oportunidades vão rareando. É fácil constatar que os jovens entram para o mercado de trabalho cada vez mais tarde.

P. -  Há quantos anos é que exerce algum cargo directivo nesta escola?

R. - Há cerca de 22 anos.

P. - Sendo já há diversos anos director, qual a sensação de observar tantas mudanças na Escola?

R. - Uma sensação extraordinária quando as mudanças trazem benefícios para toda a Comunidade Escolar e uma frustração terrível quando as suas consequências são graves. As mudanças deviam trazer sempre melhoria de condições.

P. -  De que forma é que a escola tem vindo a ser modernizada?

R. - A escola foi modernizada até cerca de três anos atrás, quando soubemos que ia haver requalificação. Não faz muito sentido investir quando tudo ou quase tudo vai ser alterado. Antes desse período houve alguns investimentos. Tivemos dos primeiros Laboratórios de Ciências, construímos um auditório, uma biblioteca, pintamos os campos de jogos no pavilhão gimnodesportivo, modernizámos os serviços administrativos, tornámos o refeitório mais luminoso com a entrada em vidro, colocámos aquecedores em todas as salas voltadas a norte nos blocos A e B, para além de outros investimentos mais pequenos.

P. - Com as obras que estão previstas, não é preocupante a perda do espólio artístico (p.e. pinturas, esculturas), que já pertencem à escola há muito tempo?

R. - Uma das questões que colocámos à Parque Escolar foi precisamente a de salvaguarda do espólio artístico. Tivemos a promessa de que tudo vai ser feito para preservar as memórias pintadas e esculpidas dos nossos alunos.

Revisão do texto : 17.11.2010
Os colaboradores

Sem comentários:

Enviar um comentário